REPERCUSSÃO
VIOLÊNCIA: HOMEM É MORTO A TIROS EM SANTA RITA
07/09/2024
gptv.com.br
BEBÊ MORRE POR SUSPEITA DE ENGASGO NA PB; BRASIL TEVE QUASE 320 MORTES EM 2023

Na manhã desta terça-feira (16), um bebê de 2 meses deu entrada já sem vida no Hospital Distrital Luiz Alexandrino da Silva, localizado em Belém, no Brejo paraibano. A mãe, que recentemente passou por uma separação, estava cuidando da criança no momento do incidente.


De acordo com o relatório médico, o bebê foi levado à unidade cianótico e sem responder a estímulos. Apesar dos esforços, todo o protocolo de reaniamção foi realizado sem sucesso. A criança irá passar pelo Serviço de Verificação de Óbito para identificar a causa da morte. A criança não aparentava ter marcas de violência, e engasgo está entre as hipóteses consideradas.


O médico plantonista afirmou que o bebê não tinha sinais de agressão. A mãe relatou que havia amamentado o bebê e o colocado para dormir. Ao acordar, encontrou a criança roxa e sem vida, levando-a rapidamente ao hospital.


A mãe tem outro filho, que está sob os cuidados do pai após a recente separação.


Dados no Brasil


Se for confirmada a morte por engasgo, ela serve como alerta sobre a importância de medidas preventivas para evitar incidentes semelhantes. Em 2023, pelo menos 2.000 pessoas morreram engasgadas no Brasil. Dessas, a maioria era bebês ou idosos.


Mais da metade das vítimas tinham acima de 65 anos. Da faixa de 0 a 4 anos, foram mortas 319 crianças.


O que é o Engasgo


Quando se engole, movimentos coordenados da epiglote e dos músculos dentro da garganta encaminham o líquido ou a comida para o esôfago, que funciona como um tubo que vai até o estômago. A epiglote é uma válvula que fica na ponta da laringe. É ela quem evita a saída de ar e a entrada de corpo estranho enquanto engolimos algo.


Segundo o otorrinolaringologista Caio Simas, o engasgo acontece quando algum alimento ou bebida vai para o lugar errado. No caso, ao invés de ir para o esôfago, vai para a via aérea: traqueia, laringe e pulmões.


Manobra de Heimlich


Existe uma técnica que, se aplicada durante os primeiros sinais de asfixia, pode salvar vidas. É a manobra de Heimlich. Simas explicou o passo a passo:


A pessoa deve se posicionar atrás de quem está engasgado.

Colocar um punho fechado quatro dedos acima do umbigo da pessoa.

Trazer a outra mão para realizar pressão, cinco vezes em direção à cabeça da vítima.

Se a pessoa engasgada estiver sozinha, a técnica é parecida. Quatro dedos acima do umbigo, punho fechado sob sua outra mão, jogando o peso do corpo sobre um anteparo até a expulsão do alimento ou líquido.


Outra opção é fazer isso sem necessidade das mãos, apoiando-se num anteparo.


MÍDIAS